A edição deste ano das Festas da Marinha Grande, realizada no Parque da Cerca, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, foi “a mais participada de sempre”, tendo sido visitada por cerca de 110 mil pessoas.

Em nota de imprensa, a autarquia fez um balanço “muito positivo” do evento, indo “ao encontro do maior investimento e novidades introduzidas este ano pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o objetivo de garantir melhores condições, maior comodidade e mais animação aos visitantes”.

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, todos os caminhos foram dar ao Parque da Cerca onde foi possível assistir a um variadíssimo número de espetáculos, com entrada gratuita.

Os cabeças de cartaz foram Expensive Soul, Matias Damásio, O Mundo da Sara e Bárbara Bandeira. No entanto, houve uma maior aposta na apresentação de projetos culturais locais, tendo atuado perto de 30 grupos, envolvendo cerca de 350 artistas. Também a quantidade de equipamentos infantis e radicais que assinalaram o Dia Mundial da Criança foi aumentado este ano.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, afirma-se “muito satisfeita com a edição deste ano das Festas da Cidade, quer pelo número de pessoas que acorreu ao evento, quer pela forma como este decorreu, sem incidentes e com a elogiosa parceria de muitas entidades, associações e empresas, que também muito contribuíram para o sucesso do certame”.

A edil esclarece que “fizemos um maior investimento para tornar as Festas da Marinha Grande com programação cultural de elevada qualidade, mais aprazíveis, com mais limpeza e segurança e com mais comodidade para os visitantes, como foi o caso da instalação de uma tenda com 80 metros de comprimento que acolheu a zona da gastronomia e o Palco Stephens, com colocação de mais mesas e bancos nessa zona”.

“É um orgulho constatar a quantidade de pessoas que visita a Marinha Grande, para participar neste evento e o retorno financeiro que isso representa para todo o concelho”, salienta a autarca, destacando a existência de “condições ímpares para a realização deste tipo de iniciativa, num parque urbano grande, com zonas verdes, infraestruturas e bem localizado, pelo que a nossa pretensão é continuar a fazer mais e melhor, com a colaboração dos funcionários da autarquia, associações e demais entidades que connosco trabalharam”.

Para Cidália Ferreira: “o sucesso das Festas da Marinha Grande não é apenas o sucesso da Câmara Municipal, é um sucesso partilhado e dedicado a todo o concelho”.

A Festas da Cidade voltaram a ser um ecoevento, sendo que além da preocupação na separação de resíduos para reciclagem nos vários ecopontos espalhados pelo recinto, existiram copos reutilizáveis com layout da iniciativa e ponto de lavagem.

Voltou a ser disponibilizado um serviço especial de transporte pela empresa municipal TUMG, do Parque Municipal de Exposições e do Estádio para o Parque da Cerca, para evitar os congestionamentos de trânsito e as dificuldades de estacionamento junto ao recinto das Festas.

{gallery}fotos/2858/festas_cidades2019{/gallery}