A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, já reabriu ao público e vai permanecer de portas abertas até 30 de agosto, embora sujeita às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde face à situação de pandemia

Situada em São Pedro de Moel, a "Casa-Nau", como é conhecida, pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição.

É constituída por um edifício residencial principal situado junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, e no rés-do-chão parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. Integra ainda a Capela e o edifício anexo onde funcionam os dormitórios da Colónia.

Possui uma Capela com características muito próprias, de onde se destaca a arquitetura e decoração simples com conchas e outros motivos marítimos.

Afonso Lopes Vieira é um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa. O seu nome está ligado a obras de poesia, prosa, literatura infantil, ensaio, restituições e adaptações, tendo ainda realizado algumas incursões pelo cinema e fotografia.

Por esta casa passaram personalidades ilustres da época, chegando mesmo a refugiarem-se nela para as suas criações pessoais – o poeta chegou a comparar a serenidade própria do lugar a um sanatório de almas, através de uma cura de contemploterapia.

Foi doada pelo poeta para instalação de uma colónia balnear infantil para os filhos dos operários vidreiros e trabalhadores das Matas Nacionais, e pela sua esposa, D. Helena de Aboim Lopes Vieira, com a condição de que a varanda e escritório do primeiro andar em frente ao mar fossem conservados como estavam à época.

A “Casa-Nau” cumpre a vontade dos seus beneméritos, acolhendo desde 1949 a colónia balnear e a Casa-Museu, que preserva a coleção de bens pessoais do escritor. Integra ainda um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor.

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira pode ser visitada de terça a domingo, das 15h às 21h.