“Dois Portões de Ferro Forjado na Marinha Grande e outros Textos” é como se intitula o livro, da autoria de Gabriel Roldão, que será lançado este sábado, 26 de setembro, pelas 16 horas, na Casa da Cultura Teatro Stephens


Na altura será também apresentada a obra “Anais Leirienses – estudos & documentos”, volume n.º 6, sendo ambas produzidas pela Hora de Ler, editora de Leiria. A apresentação estará a cargo do Professor Saul António Gomes e do Doutor Ricardo Pessa de Oliveira.

Os estudos que agora se editam em livro sob o título “Dois Portões de Ferro Forjado na Marinha Grande e outros Textos” foram inicialmente publicados, desde Agosto de 2014, primeiro em Cadernos de Estudos Leirienses (13 textos) e depois, ultimamente, em Anais Leirienses – estudos & documentos (2 textos). Embora de temática diversa, têm todos entre si elos comuns: o território da Marinha Grande e suas gentes, a indústria vidreira e o Pinhal de Leiria, sua história, virtualidades e problemas.

Quanto ao 6.º volume dos “Anais Leirienses”, com coordenação científica do professor Saul António Gomes, inclui um dossiê dedicado à história da assistência e da pobreza na região de Leiria, entre os séculos XV e XX, coordenado pelo Doutor Ricardo Pessa de Oliveira.

Publicam-se ainda textos acerca das Invasões Francesas e das suas nefastas consequências na área geográfica da Marinha Grande, e, entre outros, textos relativos à história do património artístico na região, nomeadamente sobre os portões de ferro forjado do Parque Florestal do Engenho da Madeira e da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, oriundos do antigo Tribunal da Inquisição de Lisboa.