Já foi aprovado pelo executivo camarário o projeto para a construção de um Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira na Praia da Vieira, num investimento que vai superar os 350 mil euros

 

Para a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, trata-se de uma infra-estrutura que “vai permitir acolher as artes da pesca das companhas da praia e permitir aos visitantes experienciar a cultura e tradição da arte xávega, este ancestral engenho piscatório que representa ainda hoje um elemento marcante na freguesia de Vieira de Leiria, conhecendo também as suas ligações à cultura avieira”.

Cidália Ferreira considera que a arte xávega, tradição pela qual a Praia da Vieira “é amplamente reconhecida”, é uma “preciosa herança deixada pelos antepassados daquela comunidade que tem lutado e contribuído para que a mesma não se extinga”.


Segundo a autarca, “temos orgulho em guardar estas memórias fazendo permanecer a nossa história para o futuro. Desta forma, preservamos a memória coletiva ligada ao mar e ao povo que soube manter a tradição e a nossa identidade”, realçando que os pescadores vão ser parte integrante daquelas memórias e “serão os promotores desta vivência, a sua colaboração interliga-se na preservação da história do centro interpretativo”.


A decisão foi tomada na reunião ordinária do passado dia 18 de janeiro e a estimativa orçamental do projeto de execução aponta para 350 mil euros, mais IVA. A proposta de adaptação e transformação dos pavilhões para Centro Interpretativo da Arte Xávega implica, segundo o Município, “grandes intervenções de reposição das condições de segurança e estabilidade dos elementos da cobertura”.

Segundo o projeto, o Centro Interpretativo será formado por duas componentes - o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços “vivos” de apoio à arte xávega nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas campanhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos nesta arte.