O Edifício da Resinagem, situado em pleno centro tradicional da Marinha Grande, é referido em vários sites na Internet e em revistas internacionais de arquitetura e design de âmbito internacional, tendo em conta a sua construção.

“Metalocus”, “Archello”, “Arch Daily” e “Photo Zhulong” são apenas alguns exemplos de publicações e sites onde é feita referência ao edifício, com fotografias e explicações do projeto de arquitetura, da autoria do gabinete Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Marta Rodrigues arquitectos, Lda.

Segundo o gabinete “a relevância da estrutura a ser requalificada - o Mercado, de enorme importância histórica e quase uma passagem diária obrigatória -, a existência de várias áreas verdes e o programa funcional previsto para o lugar (escritórios, comércios, um museu e um auditório) definiram o conceito básico do projeto: uma aproximação à composição original do edifício”.

A intervenção principal consistiu na construção de um novo edifício, que acolhe o Núcleo de Arte Contemporânea e a Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes, “que envolve o antigo e se torna num símbolo da cidade”, materializando-se “sob a forma de uma caixa de vidro, símbolo material da Marinha Grande, capital nacional do vidro”.

Recorde-se que o Edifício da Resinagem foi inaugurado em outubro de 2013, após a realização de obras de requalificação levadas a cabo pela autarquia, no montante aproximado de quatro milhões de euros, e com cofinanciamento do QREN.