A Biblioteca de Instrução Popular (BIP) de Vieira de Leiria distinguiu, no passado dia 30 de outubro, os vencedores do concurso de poesia, que este ano foi subordinado ao tema “Laços Familiares”

 

Após mais de ano e meio de pandemia, o concurso visou mostrar como a falta de um abraço, de um beijo, de um afago, fez compreender como os laços familiares são tão importantes para o equilíbrio e para ultrapassar as dificuldades do dia a dia.

Vera Lima, de Coimbra, com o poema “A soma que somos”, foi a vencedora da edição de 2021, sendo secundada por Ema Ribeiro, da Praia da Vieira, com “Laços”, e por Rui Mouco, de Vieira de Leiria, com “A nascente dos afetos”.

Segundo os promotores, foram ainda premiadas duas crianças, que concorreram com os poemas “Família” e “Mãe”, ambas no escalão dos 8 aos 12 anos.

Durante a cerimónia da entrega dos prémios, a presidente da Direção da BIP, Catarina Barreto, afirmou que “este concurso, que se transformou numa das bandeiras de cada plano de atividades das diferentes direções que nos últimos anos passaram pela BIP, tem como propósito maior proporcionar a todos a possibilidade de mostrarem os seus talentos, sem julgamentos preconcebidos sobre as capacidades de cada um”.

“Esta é uma iniciativa que visa a dinamização cultural local, contribuindo para que muitos se libertem e deixem fluir para o espaço público o que têm para partilhar com os outros”, disse a dirigente, anunciando que é “chegada a hora de ir um pouco mais além e dar o passo seguinte”.

“No próximo ano, este concurso será alargado à prosa, com o conto a ombrear com a poesia, indo ao encontro da vontade de um sem-número de vieirenses que fazem das suas gavetas o repositório da sua escrita”, assegurou Catarina Barreto, deixando ainda a ideia de se começar a preparar uma coletânea de todos os trabalhos vencedores, a editar em 2032, aquando do centenário da instituição.

A BIP, associação sem fins lucrativos, fundada em 1 de dezembro de 1932, tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de atividades de cariz cultural e recreativo.