A Filarmónica Recreativa Amieirinhense (FRA), reativada no último verão, assinalou este fim de semana os 43 anos da sua fundação. Um concerto marcou o aniversário e deu mostras do trabalho que se está a fazer em prol do ensino da música, para públicos de todas as idades

 

As comemorações do 43.º aniversário da Filarmónica decorreram a 27 de novembro, no salão de festas do Clube Recreativo Amieirinhense e juntaram forças vivas, associados e amigos de ambas as entidades.

No final, o maestro Élio Fróis apresentou, um a um, os músicos que compõem a Orquestra e deu conta da existência de projetos “aliciantes”, fazendo votos para que haja “coragem” para ultrapassar os desafios e que a Orquestra possa constituir, num futuro próximo, motivo de orgulho para a população do lugar e de todo o concelho. Se a pandemia ‘deixar’, em março deverão conseguir agendar um concerto com músicas do universo Disney, para miúdos e graúdos.

Já o presidente da Direção do CR Amieirinhense, Joel Rodrigues, valorizou o esforço de todos, músicos e professores, que desde o último verão têm estado a trabalhar neste projeto. À margem da cerimónia, lembrou ao JMG que a Orquestra esteve inativa durante 28 anos e mostrou-se “satisfeito” por poder ter a funcionar na coletividade uma Escola de Música com mais de 60 alunos, e possibilidade de integrar mais, com professores licenciados e que proporcionam aulas a um vasto público: dos bebés de apenas 3 meses a adultos sem limite de idade. Na sede da Amieirinha também é possível aprender a tocar diversos instrumentos, de forma individual, e há uma turma específica para crianças dos 3 aos 8 anos. Mais informações pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou pelo contacto 964 757 178.

A terminar o seu mandato no próximo mês de janeiro, Joel Rodrigues adiantou ao nosso jornal que a coletividade necessita de obras estruturais, nomeadamente a mudança do telhado e a criação de um espaço para a Escola de Música, que ofereça melhores condições, desde logo conforto térmico e acústico. Para tal, “vamos precisar do apoio da Câmara e da Junta”, estando a Direção a considerar a possibilidade de apresentar uma candidatura ao Município para a atribuição de fundos.

O presidente da Câmara, presente na iniciativa, destacou a qualidade da atuação da Orquestra, realçando a amizade e a cumplicidade existente entre músicos e maestro, e incentivou a coletividade a dar continuidade ao projeto. Aurélio Ferreira garantiu que ele próprio, bem como o executivo camarário, estão disponíveis “para ajudar”.