São quatro as empresas do distrito de Leiria que durante a próxima semana vão estabelecer contactos em Marrocos, com o objetivo de identificarem novos clientes naquele mercado, numa missão empresarial organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI)

 

Entre as empresas participantes com o apoio da NERLEI, e que beneficiam de uma comparticipação de despesas em 50%, está a Vilabo - Vidros para Laboratório, Lda., da Marinha Grande, que se dedica à fabricação de vidros científicos. Participam ainda na missão a MBM - Metalúrgica Briosa da Maceira, Lda, de Leiria, com atividade ligada a equipamentos de elevação, a Diogo S. Cunha, Lda, de Alcobaça, do setor da construção civil, e a MBM, EVO, Lda, também de Leiria, dedicada à fabricação e comércio de máquinas e equipamentos de movimentação.

Segundo a NERLEI, durante a missão cada empresa participante terá uma agenda de reuniões individuais com empresas marroquinas, entidades públicas e privadas, estando ainda prevista uma reunião conjunta com a delegação da AICEP em Marrocos.

Depois de um longo período sem missões empresariais presenciais devido à pandemia, esta missão marca o regresso das empresas às visitas in loco aos mercados. Para a NERLEI, “esta poderá ser uma boa oportunidade para as empresas participantes, dado que a economia marroquina é bastante dinâmica e está em crescimento: é a quinta economia africana em termos de PIB e foi classificada como o quarto país africano pelo índice de qualidade de vida da Economist Intelligence Unit”. A Associação Empresarial da Região de Leiria refere ainda, em nota de imprensa, que Marrocos “pretende tornar-se num dos mais modernos de África e para tal tomou medidas que incluem a liberalização da economia e a abertura ao investimento estrangeiro”.

A ação decorre no âmbito do projeto International Business 2019-21, dinamizado pela NERLEI, para promover o desenvolvimento e reforço das capacidades das Pequenas e Médias Empresas no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2.757.585,60 euros, dos quais 1.520.401,70 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.