Despertar nos alunos o interesse pelo judo foi um dos desígnios da comemoração do Dia Mundial do Judo, decorrida na manhã da última quinta feira, 25 de outubro, na Marinha Grande. Neste âmbito, o JMG ficou a conhecer o projeto piloto que a Escola Guilherme Stephens, do Agrupamento Poente, tem em mãos este ano letivo.

Durante pouco mais de duas horas, cerca de 300 alunos, do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, contactaram bem de perto com o judo. No renovado pavilhão gimnodesportivo da Guilherme Stephens, observaram vários atletas do Judo Clube da Marinha Grande (JCMG) a praticar alguns movimentos, sob os “comandos” do Mestre António Saraiva e do professor João Teixeira.

Ao JMG, o docente explicou que a iniciativa, inserida no Projeto Desporto Escolar Territórios, que pretende articular federações, autarquias, clubes, escolas e desporto escolar, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Judo (assinalado dia 28, data do nascimento do fundador, Jigoro Kano), e foi apadrinhada pelo Agrupamento Poente, com a colaboração da Federação Portuguesa de Judo, do Desporto Escolar, Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.

{gallery}fotos/2828/judo{/gallery}