Já arrancou oficialmente o projeto “Judo4all”, dinamizado no âmbito do Desporto Escolar Territórios pela Escola Guilherme Stephens, do Agrupamento de Escolas Poente, e que conta com o apoio do Judo Clube da Marinha Grande (JCMG) e da autarquia marinhense, entre outras entidades.

O ‘pontapé de saída’ formal do projeto foi dado ao início da tarde da última quinta feira, 11 de janeiro, nas instalações do Judo Clube, junto ao Parque de Exposições da Marinha Grande, numa iniciativa que os promotores intitularam “Hajime – Happy Day’s”, que em português significa “o início de dias felizes”.

A partir de agora, e até julho, todas as quintas feiras, das 14h às 16h, haverá atividades regulares de judo para os utentes da APPACDM, mas a ideia é que estes “possam integrar os treinos regulares dos atletas do Judo Clube”, bem como “desafiar as instituições da comunidade local a participarem no projeto, vindo treinar connosco”.


De acordo com o professor João Teixeira, que integra também o JCMG, trata-se de um “projeto pioneiro no Desporto Escolar, com a sua génese no Desporto Escolar Territórios, com uma relação de total dependência à escola e uma ligação às forças vivas”. “Não queremos o contexto só de alunos com necessidades educativas especiais, mas sim integrar nesta atividade os cidadãos da comunidade que praticam judo, e que esta seja uma atividade verdadeiramente para todos, independentemente da idade, sexo ou condição física”, explicou o docente.


Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.