Iniciaram-se esta semana, vão decorrer ao longo dos próximos 12 meses e vão custar um milhão e 50 mil euros. Falamos das tão ambicionadas obras de requalificação do Centro de Saúde da Marinha Grande, estrutura que ganhou há dias duas novas unidades de cuidados personalizados e cuja totalidade dos utentes possui médico de família.

A presidente da Câmara da Marinha Grande realizou na tarde da última segunda feira, 15 de abril, nos Paços do Concelho, uma reunião de trabalho com a presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, e com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, Pedro Sigalho, e à qual o JMG assistiu.

A autarca quis fazer “o ponto de situação dos serviços de saúde existentes atualmente no concelho e o que foi feito desde há um ano e dois meses, altura em que decorreram os primeiros contactos da Câmara com a ARS Centro”. O principal problema consistia, à data, na contratação de mais clínicos, já que havia cerca de 10 mil utentes sem médico, mas também se verificava a necessidade de mais pessoal administrativo.

Rosa Reis Marques realçou “o grande empenho da Câmara Municipal na resolução das situações administrativas existentes”, nomeadamente no que respeita à execução das obras de melhoria das instalações, ao passo que Pedro Sigalho considerou que a situação atual que se verifica no concelho no que aos cuidados de saúde primários diz respeito “é o resultado de todo o trabalho de organização que vinha sendo feito há vários anos e cujo mérito é dos profissionais do Centro de Saúde no seu todo”.

Sobre as obras de requalificação que agora arrancaram e que levaram à mudança dos profissionais e respetivos equipamentos já em setembro do ano passado para a zona do SAP, Pedro Sigalho pediu a “compreensão” dos utentes para os condicionalismos inerentes à realização de uma obra desta envergadura, considerando que “os principais afetados serão os profissionais, que vão conviver diariamente com os trabalhos”, mas que no final “vão beneficiar toda a população utente do Centro de Saúde”.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.