Já está em funcionamento, 24 horas por dia, sete dias por semana, até 6 de novembro, o Posto de Vigia do Ponto Novo, na Marinha Grande. Integrado na rede primária nacional, entrou em funcionamento a 7 de maio, juntamente com outros 76 postos de vigia no país

No concelho da Marinha Grande existem ainda outros dois postos de vigia – Crastinha e Facho – todos construídos em alvenaria e propriedade da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral. Os postos da Crastinha e Facho, por integrarem a rede secundária de postos de vigia, vão entrar em funcionamento no próximo dia 29 de junho ficando ativos até 15 de outubro.

No distrito de Leiria existem 17 Postos de Vigia que integram a rede nacional, dos quais três fazem parte da rede primária e os restantes 14 da rede secundária.

De referir que a Rede Nacional de Postos de Vigia é coordenada pela GNR e integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2020, no âmbito da Vigilância e Deteção.

Para além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a Rede contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional.