O Jornal da Marinha Grande foi saber como está a decorrer a reabertura de um dos ginásios da Marinha Grande, o TopGym. O responsável pelo espaço, Sérgio Encarnação, revela as medidas que têm sido adotadas para mitigar os riscos da Covid-19



Como está a decorrer a reabertura do TopGym após a pandemia?

O nosso regresso foi meticulosamente pensado segundo as normas estabelecidas pela Direção Geral da Saúde (DGS). Mantemos um ambiente tranquilo e motivador com os nossos atletas e sempre com todos os cuidados e exigências que sempre honramos e respeitamos.

Que medidas foram tomadas?

Foram tomadas todas as que a DGS implementou e conforme o levantamento do grau das restrições. Após a reabertura e durante a primeira semana as normas foram mais apertadas, nomeadamente com restrição dos balneários e duches. O TopGym disponibilizou cacifos individuais para o procedimento de troca de calçado à entrada, mas também botas descartáveis para colmatar esquecimentos. Prática obrigatória de desinfeção das mãos e utilização da máscara à entrada e à saída do ginásio.


O número de atletas é limitado e os equipamentos sempre desinfetados após cada utilização, todas as máquinas foram devidamente plastificadas, as passadeiras, elípticas e bicicletas distanciadas e outras vedadas ao exercício para garantir o distanciamento social.

A circulação de ar artificial foi eliminada, assim o espaço está a ser arejado naturalmente com portas e janelas abertas.

Na segunda semana foi permitido o acesso aos balneários mas mantêm-se todas as outras restrições.

O regresso dos clientes ocorreu normalmente ou está a ser mais lento que o esperado?

Tendo em conta que todo o comércio foi afetado, já era expectável um regresso cauteloso. No entanto, conjuntamente com os nossos clientes habituais, estamos a verificar com agrado a entrada de novos atletas, inclusive muitos que não praticavam desporto.

Aos poucos estamos a voltar à normalidade, introduzindo novas campanhas com pack’s promocionais para um novo público-alvo, nomeadamente os estudantes e os seniores.

O TopGym tem já em funcionamento, também com as devidas precauções, uma equipa federada em Kick Boxing aberta a novas inscrições e após o verão estamos a trabalhar no sentido de disponibilizar novas atividades desportivas, nomeadamente aulas de Cycling e aulas direcionadas ao público feminino.

O ginásio TopGym está sempre comprometido com o bem-estar e saúde de todos os marinhenses, possuindo também um staff qualificado para o efeito pretendido.

Sente que os frequentadores do ginásio têm hoje mais cuidados?

Sim, felizmente estamos numa terra em que os novos hábitos ficaram enraizados naturalmente no nosso quotidiano, no TopGym não é exceção.