Entre os 16 concelhos do distrito de Leiria, a Marinha Grande é aquele que apresenta o maior número de habitações sociais.

São 264 os fogos existentes que, ainda assim, não chegam para dar resposta a todas as solicitações. Leiria, capital de distrito, tem mais do triplo da população e metade da ‘oferta’ ao passo que há municípios sem habitação social. 

Há dias, numa reunião de Câmara pública, uma munícipe pediu desesperadamente que lhe fosse atribuída uma habitação social, dados os problemas económicos que enfrentava, agravados pela doença grave de um filho menor. Na ocasião, foi-lhe explicado que o Município não dipõe, no momento, de casas para entrega, que grande parte do edificado se encontra degradado, sobretudo pela idade 'avançada' das casas e que muitas das casas que ficam livres não estão “em condições” de ser novamente entregues sem que antes sejam feitas obras de conservação, em muitos casos de montantes avultados.

O JMG quis saber mais sobre este assunto e solicitou aos vereadores com os pelouros da habitação social – Vítor Pereira – e das obras públicas e edifícios municipais – Paulo Vicente – uma visita a alguns dos fogos mais preocupantes.

O périplo por alguns edifícios decorreu há duas semanas, na companhia dos referidos vereadores e de Alexandra Gonçalves, ténica de ação social da Câmara.

Leia a reportagem na integra na versão em papel do JMG.