Incutir nos jovens o gosto pela atividade física foi o principal objetivo do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente que, na última sexta feira, 30 de setembro, levou a efeito um vasto leque de iniciativas para assinalar o Dia Europeu do Desporto na Escola, no âmbito da Semana Europeia do Desporto


Durante pelo menos 60 minutos todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividade física, como explicou ao JMG a coordenadora do Clube do Desporto Escolar do Agrupamento Nascente. Segundo Elisabete Coito, a iniciativa visou também promover o hábito da prática desportiva nos alunos, possibilitando que se divirtam enquanto fazem desporto.

Na Nery Capucho, os alunos do 4.º ao 7.º ano tiveram modalidades como o futsal e o boccia, que já são dinamizadas no Clube do Desporto Escolar, mas também usufruíram de circuito de habilidades motoras, com exercícios de coordenação, força e resistência.

Já na Secundária Pinhal do Rei, a comunidade educativa participou numa caminhada de duas horas nas imediações do estabelecimento, e ao nível do 1.º ciclo foram dinamizadas atividades adaptadas a cada escola.

No final, Elisabete Coito fez um balanço muito positivo do evento, face às críticas dos alunos que “queriam mais tempo” de atividades. A coordenadora deixou, assim, a garantia de que no próximo ano se retome o modelo usado antes da pandemia, em que toda a escola se concentrava durante cerca de duas horas no espaço exterior para participar nas diferentes ações.

Clube do Desporto com novo projeto

No que se refere ao Clube do Desporto Escolar do Agrupamento Nascente, a coordenadora informou que no presente ano letivo de 2022/2023 vão continuar a ser dinamizadas as modalidades de futsal e boccia.

Na Pinhal do Rei, haverá voleibol feminino para o escalão juvenil, futsal para iniciados, e badmington para todos os alunos.

Na Nery Capucho também vai haver xadrez, e prossegue o projeto “DE sobre rodas”, tendo o Agrupamento recebido a garantia, por parte do Ministério da Educação, de que serão disponibilizadas bicicletas. Segundo Elisabete Coito, o objetivo é que “os alunos aprendam a andar de bicicleta e quem já sabe que aprenda a andar de forma responsável e em segurança para poder usar a bicicleta fora da escola”.

Este ano haverá ainda um novo projeto no Agrupamento Nascente, denominado “DE escola ativa”, em que três vezes por semana os alunos vão poder fazer atividade física além das aulas de educação física. Destina-se a todos os alunos, inclui todas as modalidades e não tem a vertente de competição.

A coordenadora destaca a importância deste tipo de projetos para o Agrupamento Nascente, que desta forma coloca à disposição dos seus alunos várias oportunidades, de carácter extra curricular e de participação gratuita, incentivando os jovens à prática desportiva.