O Sport Operário Marinhense assinalou a passagem do 93º aniversário, no passado sábado, 30 de janeiro. A festa começou no Auditório José Vareda e terminou à mesa, na Galeria Jorge Martins.

Este ano, o programa das festas foi diferente do habitual. Começou no renovado auditório, com a «prata da casa». Viu-se música, dança e teatro. O inevitável Quim Berto fez campanha eleitoral e conquistou a plateia ao anunciar que é candidato à presidência do Operário. Uma graçola que animou a plateia que, antes, ouviu os discursos da praxe. O presidente do SOM falou, pela última vez, das obras de requalificação, que se encontram concluídas, faltando apenas liquidar o financiamento bancário cujas prestações se encontram em dia.

esta linha de pensamento, a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Isabel Freitas, considerou que as coletividades “prestam um serviço inestimável” e, nestas circunstâncias, “é fácil ser autarca”. Daí que a Junta “tenha sempre um bocadinho do seu orçamento para ajudar as associações”, pois se não o fizesse seria “uma tremenda injustiça”.

A série de alocuções foi encerrada por Cidália Ferreira. A vereadora lembrou que em 1923, data da fundação do Sport Operário Marinhense, um dos lemas dos fundadores era seguramente “mente sã em corpo são”. Ora é isso precisamente que tem pautado a ação do clube nos últimos anos, por isso “temos que estar orgulhosos pois o trabalho desenvolvido cumpre a missão e a memória dos fundadores”.

A vereadora prestou homenagem “a todos os que prestaram serviço nesta casa”, exortando ainda para a multiplicidade de associações, que não possa ser vista como “um obstáculo mas como uma oportunidade”. Ou seja, “devemos caminhar para uma política de complementaridade, que deve ser articulada” numa altura em que “os novos tempos são de uma grande exigência”.
Cidália Ferreira terminou frisando que o grande objetivo da autarquia é “o bem estar social dos marinhenses”.

A noite, de festa, prosseguiu com o jantar de aniversário, a entrega dos galardões aos associados com 25 e 50 anos de filiação e o “parabéns a você”. Vítor Martins esteve em evidência uma vez que cumpriu meio século de associado. Destaque ainda para a estreia do hino do SOM, da autoria de João Gomes e Olga Franco e interpretado pelos alunos e professores do clube.

 

Veja o vídeo do hino.