A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e o diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, assinaram no passado dia 26 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo de cooperação no âmbito do Centro Qualifica.

O protocolo, válido por um ano e podendo ser renovado automaticamente, tem por finalidade promover e potenciar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolares dos adultos que não tenham completado o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

O acordo agora firmado contribui para potenciar o acesso e a utilização da rede nacional de Centros Qualifica aos adultos com baixas qualificações, bem como identificar necessidades e a procura de respostas formativas e promover junto das entidades de formação as ofertas que lhes sejam mais ajustadas.

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente tem como função o encaminhamento das ofertas de educação e formação que melhor se adequem ao perfil e às necessidades, motivações e expetativas de cada adulto.

Compete ainda a este Centro o reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas ao longo da vida para efeitos de obtenção de um nível de escolaridade e de qualificação.

No âmbito deste protocolo, Câmara Municipal deve providenciar e partilhar informação útil com os seus interlocutores, quer relativamente ao funcionamento do Centro Qualifica, quer relativamente às ofertas de qualificação existentes, bem como contribuir para potenciar a utilização do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente por parte dos seus colaboradores que sejam detentores de baixos níveis de qualificação escolar e/ou profissional e que possam realizar processos de RVCC escolar de nível básico ou secundário ou que necessitem ser encaminhados para outras modalidades de educação/formação.

A autarquia fica ainda responsável pela promoção, divulgação e sensibilização das atividades do Centro Qualifica junto dos seus colaboradores e respetiva integração em ofertas do sistema de educação e formação de adultos.