“Potencie os seus negócios no mercado internacional”. Foi este o mote do Fórum “Link Lusa”, que decorreu na Associação Empresarial da Região de Leiria, nos passados dias 21 e 22 de fevereiro. O JMG marcou presença na manhã de quinta feira, na sessão em que foi estabelecido um protocolo entre a NERLEI, associações e empresários portugueses na Alemanha, Suíça, França e Reino Unido.

“Portugal está na moda. A imagem de Portugal é extremamente positiva no estrangeiro”, referiu na sessão de abertura Carla Branco, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa na Alemanha, deixando elogios ao país que atrai os alemães “com o sol, o mar, o turismo, a natureza e o vinho”. A responsável lembrou que a Alemanha, com 16 estados federais e 85 milhões de habitantes, é a maior economia da europa e a 5.ª maior do mundo, tem 9,3% de população estrangeira, dos quais 141 mil são emigrantes portugueses e que um dos produtos mais importados de Portugal é a pera rocha. “São razões importantes para investir na Alemanha, um país em crescimento económico. Fazemos parte de uma rede de Câmaras internacional. Mais de 50 são portuguesas”, sublinhou.
“O Brexit trouxe instabilidade também aos 139 mil portugueses a viver na Inglaterra. Houve uma depreciação da moeda desde o referendo de 2016. Há muitos portugueses a sair”, disse Ricardina Pederneira, empresária a viver e trabalhar no Reino Unido. A advogada, natural da Angola, lembrou que “o Brexit pode ser uma oportunidade e é preciso estar atento ao momento certo”. “Invistam na Inglaterra, mas esperem um bocadinho”, aconselhou, apontando como o setor mais forte da economia inglesa o imobiliário.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.