Arranca na próxima segunda feira, 6 de maio, e decorre até sábado, a 13.ª Semana do Empreendedorismo, numa organização conjunta da OPEN, do CENTIMFE e da Associação Pool-Net.

“Uma montra de muitos projetos e de muitas ideias, que podem servir para inspirar os empreendedores”. Assim será a Semana do Empreendedorismo, pelo menos é essa a expectativa de Joaquim Menezes, presidente da Associação para Oportunidades Específicas de Negócio (OPEN), espaço que acolherá a maioria dos eventos.

Em declarações ao nosso jornal, o empresário marinhense explicou que o certame servirá para divulgar o empreendedorismo, para servir os empreendedores espalhados pela região e pelo país, em geral, bem como “para criar condições para que as pessoas verdadeiramente empreendedoras venham até cá, reúnam e conversem com pessoas que estão diariamente nesse domínio, que têm mecanismos facilitadores e que podem ajudar a levar as ideias para a frente. Será uma oportunidade para «criar rede» e estabelecer contactos com pessoas que têm outros saberes e possibilidades de ajudar a criar o nosso próprio sonho”.

{mprestriction ids="1,2,3"}Segundo Joaquim Menezes, “é bom que os empreendedores não desistam do seu sonho”, embora “é bom que não queiram ter tantos sonhos que se tornam em pesadelos”.

A ideia é ainda trazer à Marinha Grande, “até por uma questão de marketing, pessoas que sejam precursoras daquilo que de muito bom se faz cá e que, muitas vezes e infelizmente, os próprios marinhenses não conhecem”, considera o presidente da OPEN, salientando que i certame “vai deixar muitas oportunidades abertas e permitirá o contacto com novos parceiros”.

Programa “recheado”
A sessão de abertura da 13.ª Semana do Empreendedorismo tem início marcado para as 14h30 da próxima segunda feira, com a sessão de abertura, seguindo-se uma reunião de protocolo com Cabo Verde e visitas às instalações da incubadora de empresas OPEN, do CENTIMFE, o CDRsp do Politécnico de Leiria e ainda ao IEFP. Na terça feira, dia 7, destaque para a apresentação do programa “Take off, às 16h40, e para as comunicações “A importância da propriedade industrial na proteção da sua ideia” e “Precisa de dinheiro – os Business Angels ajudam”. Às 18h decorrem sessões pitch e às 19h30 um jantar vínico. Na quarta, a partir das 14h, tem lugar no CENTIMFE mais uma sessão do D2P – From design to product, com a apresentação de vários casos de empresas nacionais. Na quinta feira, dia 9, às 14h30, a OPEN acolhe o Fórum IoT – do físico ao digital, que incluirá o debate “Desafios da internet of things versus indústria do futuro”. Ainda na quinta decorre mais um pequeno almoço com empreendedores, com início marcado para as 8h, no CENTIMFE, e às 10h, na OPEN, tem lugar um colóquio sobre o “Design circular de produtos e serviços”. Na sexta feira, dia 10, decorre na OPEN, a partir das 10h, uma conferência sobre os “Incentivos à inovação na era da transformação digital”, e no sábado, às 9h, tem lugar a edição de 2019 do projeto “Motiva-te”, direcionado aos jovens. De acordo com o programa do evento está prevista a realização de três mesas redondas a respeito das temáticas: “Desafios, oportunidades do futuro”, “Formação e trabalho: as expectativas dos estudantes” e “Orientação: motivação e realização para o futuro”./mprestriction}