Pelo menos até ao próximo dia 30 de abril já não será necessário pagar para estacionar em algumas ruas do centro da cidade, e não só

 

Isto porque a empresa municipal de Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG) deliberou suspender o pagamento do estacionamento nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, desde o dia 27 de março.

Suspensa foi também a fiscalização do pagamento por parte das autoridades policiais.

Em nota de imprensa, o Município explica que a medida da TUMG foi tomada perante a pandemia de COVID-19, que levou grande parte da comunidade marinhense ao isolamento profilático nas suas residências, bem como ao encerramento de inúmeros estabelecimentos comerciais e de serviços, considerados não essenciais.

A medida, que será avaliada em função do contexto da evolução da pandemia, vai ficar em vigor, pelo menos, até ao final deste mês.

Entretanto, a TUMG deixa o apelo a toda a população para que seja feita “uma utilização racional e responsável do espaço público”.

TUMG reduz horários

A TUMG procedeu ainda a uma redução nos horários dos seus autocarros, desde o passado dia 23 de março. As linhas Verde, Roxa e Vermelha funcionam agora das 7h às 9h, das 12h às 14h15 e das 16h30 às 19h. Já as linhas Amarela e Azul têm autocarros a circular no período das 7h às 9h, das 12h às 14h, e das 17h às 19.

De referir também que a TUMG implementou medidas no âmbito do seu plano de contingência face à pandemia, entre as quais a divulgação aos seus colaboradores de medidas preventivas como a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e os procedimentos de conduta social, a disponibilização de soluções antisséticas de base alcoólica, pelas instalações sociais e gabinetes de trabalho, e ainda o reforço da higienização dos sanitários e de superfícies mais manuseadas, como maçanetas de portas e corrimãos.