O Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE) tem em curso o projeto “Pense Indústria 4.0”, que até junho de 2023 deverá envolver cerca de 6.500 alunos do 3.º ciclo e ensino secundário da região

 

O projeto visa transmitir aos jovens estudantes uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através de uma abordagem criativa e inovadora dos temas relacionados com a indústria e as profissões a ela associadas.

Pretende-se o desenvolvimento de sessões de sensibilização nos estabelecimentos de ensino com a demonstração de boas práticas de inovação e experimentação de robots, impressoras 3D, óculos de realidade aumentada e exosqueletos, entre outras tecnologias. Está também prevista a visita dos estudantes aos laboratórios do CENTIMFE para que possam verificar ‘in loco’ as tecnologias e equipamentos utilizados e abordar temas como a prototipagem, nanotecnologia, digitalização e economia circular, só para dar alguns exemplos. O projeto abarca ainda a visitas de imersão a empresas e Centros Demonstradores i4.0.

No âmbito do “Pense Indústria 4.0” serão também dinamizados os concursos “Fórmula 1 In Schools” e “Isto é uma Ideia IoT”, visando este último a apresentação de ideias, soluções inteligentes e exequíveis baseadas na Internet of Things (IoT).

Até junho de 2023 deverão ser realizadas mais de 500 sessões abarcando cerca de 6.500 alunos de 14 escolas da região entre as quais a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, a Secundária Pinhal do Rei, a Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho e a Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, todas situadas no concelho da Marinha Grande.

Refira-se que este é um projeto dinamizado pelo CENTIMFE e por outros cinco Centros Tecnológicos do país, orçado em 3 milhões de euros dos quais 2,5 milhões são financiados pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.