A presidente da Câmara da Marinha Grande anunciou que o Instituto Português do Desporto e Juventude já deu parecer positivo ao projeto do futuro Patinódromo, que vai custar um milhão de euros e que será construído na Zona Desportiva

 

Cidália Ferreira fez o anúncio no passado dia 5 de agosto, no auditório da Resinagem, durante a cerimónia de homenagem ao atleta António Piteira, que conquistou duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, no Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade que decorreu no final de julho, em Estarreja.

A presidente da autarquia lembrou que a proposta para a construção de um Patinódromo foi a vencedora do Orçamento Participativo de 2017 [por proposta de Neusa Rosa], com um montante global de 100 mil euros, afirmando que a Câmara abraçou o “sonho” do Clube de Patinagem do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e o projeto, que inicialmente seria construído junto ao Parque Municipal de Exposições foi deslocalizado para a Zona Desportiva, atrás do campo relvado n.º 2, e a sua construção implicará agora um investimento de um milhão de euros, tendo em conta a requalificação das ruas adjacentes. O Patinódromo terá condições, segundo foi anunciado, para acolher a realização de Campeonatos de âmbito Nacional e Internacional.

Patinódromo Santana – Piteira?

Na cerimónia foram apresentadas algumas imagens de como será o futuro Patinódromo da Marinha Grande, que também já recebeu parecer favorável da Federação Portuguesa de Patinagem e cujos projetos de especialidades estão em elaboração, prevendo-se que possa ir a reunião de câmara já em setembro.

Cidália Ferreira sugeriu ainda e considerou “justo” que o Patinódromo possa vir a denominar-se “Santana – Piteira”, numa alusão a José Santana, treinador do Clube e grande impulsionador da modalidade no concelho, e a António Piteira, o jovem de 15 anos que soma diversos títulos de campeão nacional e que acaba de conquistar duas medalhas no Europeu de Patinagem de Velocidade. A presidente remeteu, no entanto, a eventual decisão sobre o nome da infraestrutura para uma futura reunião do executivo camarário.

“Sem eles eu não estaria aqui”

António Piteira demonstra ser, aos 15 anos, além de um atleta de excelência, um jovem com valores, método e muito foco. Recebido pelo Município em cerimónia oficial, após a conquista de duas medalhas de âmbito europeu, o jovem marinhense agradeceu o apoio do treinador José Santana e de todos os seus colegas: “Sem eles eu não estaria aqui”. Piteira agradeceu ainda à mãe pelo esforço de, após um dia de trabalho, percorrer uma centena de quilómetros para o levar a Canelas, onde tem as condições de que precisa para treinar.

José Santana, grande impulsionador da modalidade no concelho e treinador do Clube de Patinagem do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, recordou a criação do projeto em 2010 e que logo no ano seguinte começou a dar resultados. Em 11 anos de atividade, o Clube foi 11 vezes campeão e foram conquistados 27 títulos individuais de âmbito nacional a que se juntaram agora duas medalhas de âmbito europeu. Santana salientou a importância do desporto escolar e fez votos que se consigam reunir as condições necessárias para dar apoio aos jovens atletas marinhenses na concretização dos seus sonhos.

Cidália Ferreira, por sua vez, reconheceu o valor e empenho do treinador José Santana, bem como “o feito” do jovem António Piteira que através da sua conquistou levou longe o nome da Marinha Grande. A autarca realçou o esforço, trabalho e dedicação do atleta de patinagem de velocidade, considerando o seu feito “motivo de orgulho e exemplo a seguir”.