A promoção da saúde mental nos jovens foi o elo de ligação entre as inúmeras ações dinamizadas no passado dia 24 de abril, no Parque Municipal de Exposições, no âmbito das comemorações do “Dia + Contigo”.

Vários postos: dinâmicas diferentes. Do judo ao ioga, passando pelo hip hop, xadrez e voleibol, e ainda por dinâmicas de grupo como “o balão dos sonhos” ou o “abraço documentado”, dezenas de estudantes do 8.º ano do concelho foram convidados a participar.

O JMG esteve no local e falou com Ana Pedrosa, enfermeira especialista em saúde mental da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Marinha Grande, segundo a qual o programa “+ Contigo” está a ser desenvolvido este ano letivo com as turmas do 8.º ano dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e de Vieira de Leiria, abarcando mais de duas centenas de alunos.

Nas iniciativas deste dia, participaram cerca de 180 estudantes, sendo que a UCC da Marinha Grande aderiu ao projeto, há vários anos, tendo em conta que “a saúde mental é um dos grandes problemas dos dias de hoje dos jovens”. De acordo com Ana Pedrosa, “muitos jovens desenvolvem depressões e o projeto ajuda à prevenção da depressão mas também do suicídio em meio escolar, que acontece na nossa região, embora muitas vezes não seja do conhecimento público”.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.

{gallery}2853/dia-contigo{/gallery}