A Escola Secundária Calazans Duarte realizou uma cerimónia onde enalteceu as empresas e instituições que acolhem os seus alunos.

A Escola Secundária Acácio Calazans Duarte realizou uma cerimónia onde enalteceu as empresas e instituições que acolhem os seus alunos.

Na cerimónia, que decorreu no dia 11 de dezembro, foram ainda entregues duas bolsas de mérito a dois irmãos, gémeos, que concluíram o ensino secundário com uma média superior a 19 valores. As bolsas, atribuídas pela Associação de Antigos Alunos, tiveram este ano como patrono o professor Alexandre Rodrigues Silva.

O JMG esteve lá e falou com o diretor Cesário Silva que, em entrevista ao nosso jornal, realçou a importância de poder proporcionar aos alunos um contacto direto com o mundo do trabalho, em colaboração com o tecido empresarial da região.

 

Cesário Silva: Acompanhamento é a chave do sucesso

Que importância têm para a escola e para os alunos os estágios nas empresas?

O momento formativo relacionado com a Prática em Contexto de Trabalho – Estágio, corresponde não só ao cumprimento do plano curricular dos Cursos Profissionais e Vocacionais mas, sobretudo, com a possibilidade de contactar diretamente com uma nova realidade onde são postas à prova um conjunto de competências pessoais e profissionais bem como o contacto direto com a realidade do mundo do trabalho. Constitui também, para uma grande maioria dos jovens, a sua primeira experiência profissional, pelo que a escola estabelece um trabalho em articulação com as empresas ao nível da preparação, implementação, acompanhamento e avaliação.

Que recetividade tem tido das empresas para acolherem os vossos jovens?

A melhor. Sem dúvida que o tecido empresarial da região da Marinha Grande tem, ao longo dos anos, mostrado uma elevada capacidade em colaborar com a escola e promover este espaço de aprendizagem e conhecimento aos nossos alunos.

Que feedback tem recebido dos estagiários relativamente às suas incursões nas empresas?

Regra geral o momento do estágio tem decorrido muito bem. Os alunos têm sabido demonstrar competências pessoais e profissionais mas, sobretudo, têm revelado vontade de aprender, empenho e motivação para a realização das atividades integradas no respetivo plano de estágio. O acompanhamento e apoio por parte dos tutores das empresas tem sido, em grande medida, a chave do sucesso dos estágios o que faz com que a grande maioria dos jovens queiram realizar na mesma empresa os vários momentos do estágio.

Na cerimónia da passada quinta-feira foram entregues duas bolsas de mérito pela Associação de Antigos Alunos a dois alunos. Quem são estes dois jovens?

Os dois alunos que receberam a bolsa de mérito este ano são o André Gonçalo Vital e o Rafael Alexandre Vital que, para além de serem gémeos, concluíram o ensino secundário nesta escola no ano letivo 2013/14 com classificação final superior a 19 valores, tendo ambos ingressado no curso de Medicina em Lisboa. Caracterizam-se pelo seu excelente desempenho académico, resultante do esforço, trabalho e empenho que, conjugado com as suas características pessoais de humildade e gosto por participar em inúmeras atividades e projetos na escola, faz deles um exemplo e um motivo de orgulho para todos nós.