Uma exposição, uma revista e um projeto solidário foram os trabalhos apresentados nos últimos dias por três alunas da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG), finalistas do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

 

As plataformas digitais foram os meios escolhidos pelas alunas para as apresentações, nomeadamente o Facebook e o Instagram, tendo em conta as restrições causadas pela pandemia.

Leonor Balsas reuniu duas paixões na concretização da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP): a Dança e a Fotografia. Realizou uma fotorreportagem sobre dançarinos, que visou “sensibilizar as pessoas que queiram seguir um desporto e que estejam indecisas, a inscreverem-se na dança”. A aluna quis “mostrar o que é realmente a dança, que pode ir de um simples desporto a uma atividade profundamente profissional”, tendo partilhado várias coreografias executadas por pessoas para quem a dança é um “hobby", e fotografias de dançarinos profissionais.

Já a aluna Diana Regueira criou a marca FireLife, que consiste num projeto solidário através do qual quis “mostrar a vida de bombeiros por detrás daquilo que vemos, com o intuito de despertar o interesse dos jovens por esta profissão e futuramente virem a integrar como estagiários, preferencialmente nos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria”, corporação de que a estudante faz parte há nove anos. O projeto consistiu na publicação de quatro vídeos, através dos quais foi possível ‘visitar’ o quartel dos Bombeiros da Vieira, assistir a uma demonstração de procedimentos de urgência pré-hospitalar, um esclarecimento sobre incêndios urbanos, e ainda uma demonstração sobre comunicações operacionais.

Ana Sofia Costa dinamizou a sua PAP dando a conhecer “uma grande paixão”, a patinagem artística, através do lançamento, nas plataformas digitais, da revista “Roll’art” sobre o tema, com “o objetivo de divulgar a patinagem artística, sensibilizar o público para a prática desportiva e conseguir mais inscritos nesta modalidade”.

No final, as finalistas consideraram que o desenvolvimento da PAP lhes proporcionou “boas experiências”, contribuindo “positivamente” para os respetivos futuros profissionais.