A Secundária Pinhal do Rei, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, está a desenvolver um “projeto inédito” no distrito de Leiria, através do qual os alunos conseguem monitorizar a qualidade do ar. Os resultados estão ao alcance de todos, através de uma aplicação informática

Trata-se do projeto Mapear – Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar, que resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a Universidade de Aveiro ao qual a Pinhal do Rei se candidatou por iniciativa da professora Paula Roque e no âmbito do Programa Eco-Escolas.

A docente adiantou ao JMG que o projeto tem como principal desígnio promover a literacia científica e ambiental, mas também a educação social, ao “permitir a qualquer cidadão do mundo saber a qualidade do ar e a importância desta para a saúde pública numa comunidade sustentável”, através da aplicação Particulate Matter.

Segundo Paula Roque, através de um sensor instalado a cerca de 5 metros do chão, e com recurso a um sistema de mapeamento por georreferenciação colaborativa, é possível obter informações sobre a temperatura, humidade, pressão e partículas com 10 e 2,5 microns, inaláveis e que, segundo a docente, podem atingir os pulmões, cérebro e vasos sanguíneos com consequências ao nível da saúde, nomeadamente doenças respiratórias e cardiovasculares.

A docente aponta como principais poluentes atmosféricos a indústria metalúrgica, cimenteira e cerâmica, entre outras, e garante que situações de uso doméstico como sejam o aquecimento com recurso a lareiras ou caldeiras a gasóleo, a par de queimadas e mesmo de incêndios florestais podem ser detetados pelo sensor. Também os pólenes da mata e as brisas vindas do mar são detetáveis no âmbito deste projeto.

A parte técnica de implementação do sensor ficou a cargo da professora Carla Silva, da área de informática, e consumiu largas horas de trabalho até que os resultados começassem a chegar à plataforma digital. Estão a colaborar no projeto os alunos Ruben Costa, do 10.º C, do Curso de Informática, e Daniel Vilela, do 11.º B, do Curso Científico e Tecnológico.

Aceda a www.marinhatv.com e veja a reportagem completa sobre o projeto Mapear e as vantagens que poderá trazer à comunidade marinhense.