O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente levou uma comitiva de 6 alunos e 3 professores até à Sicília, na Itália, no âmbito da ação de mobilidade Erasmus + intitulada “Revolution of foreign language teaching, the combination of old-school and innovative ICT methods”

 

Coube ao Istituto Comprensivo “Gesualdo Nosengo”, situado em Petrosino, acolher os participantes marinhenses, mas também os oriundos de escolas da Hungria e da Alemanha, tendo os trabalhos decorrido entre os dias 21 e 26 de novembro.

Segundo fez saber Ricardo Fernandes, coordenador do Erasmus+ no Agrupamento Nascente, o programa foi criteriosamente elaborado e incluiu uma receção oficial às escolas envolvidas com um evento musical durante o qual os hinos dos países foram interpretados.

“Na visita à escola de acolhimento foi possível perceber as semelhanças e diferenças entre as escolas o que foi bastante enriquecedor”, referiu o docente, acrescentando que os alunos “estiveram envolvidos em workshops relacionados com a aprendizagem de línguas estrangeiras e as novas tecnologias, tendo experienciado algumas apps e jogos”.

Foi ainda possível participar em visitas de estudo ao património histórico e natural da Sicília, designadamente às salinas, ilha arqueológica e museus relacionados com as civilizações mais antigas. “Os alunos puderam perceber como a Sicília era uma região importante no comércio do mediterrâneo”, realçou o professor Ricardo Fernandes, que relatou ainda ao nosso jornal a visita ao parque arqueológico Selinunte, “onde a grandiosidade dos templos gregos conjugada pela paisagem e vista do mediterrâneo encantou todo o grupo participante”. Por fim, “houve tempo para aprender a ver a realidade de outra forma com a realização de atividades no Museu da Ilusão. Tudo o que vemos ou percecionamos depende de vários pontos de vista e realidades ou dimensões”, acrescentou o docente.

Segundo Ricardo Fernandes, “nesta mobilidade os alunos sentiram que estavam a ser valorizados e privilegiados por participar numa iniciativa desta envergadura do Agrupamento Nascente. O projeto Erasmus+ é um dos projetos europeus mais bem-sucedidos para a juventude”, tendo em conta que “desenvolve competências nos alunos participantes, abre horizontes aos que seguem a mobilidade, promove a compreensão e tolerância e aumenta a consciência da cidadania europeia”.

Já os alunos participantes referiram que foi “um privilégio podermos representar a nossa escola que apesar de pequena em relação a outras oferece-nos um ensino de qualidade e também de valores morais que iremos levar para a nossa vida adulta”.


Depois da viagem e das novas aprendizagens, ficou o lema: “Carpe diem quam minimum credula postero”, que é como quem diz: “Aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã”.