Foram 4 as equipas que participaram na Final Regional do Concurso “Isto é uma ideia IoT”, dinamizado no âmbito do projeto “Pense Indústria i4.0”, numa organização do CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos. O concurso visou premiar a criatividade e o empreendedorismo dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e secundário das escolas da região



Na sessão de boas-vindas da final, que decorreu no Centro Empresarial no passado dia 30 de março, o diretor geral do CENTIMFE realçou a importância de alertar as pessoas para o que é a indústria, para o seu papel no desenvolvimento da economia e para a multiplicidade de projetos que se podem desenvolver com as empresas, escolas e centros tecnológicos.

“Quem vem trabalhar para a indústria geralmente tem o futuro assegurado”, garantiu Rui Tocha, realçando a qualidade e o caráter inovador das “muitas ideias” que têm passado pelo concurso ao longo dos últimos anos. “Sem empreendedorismo e sem inovação, a economia não se desenvolve”, considerou o responsável, que desafiou os jovens a “pensarem” e a “fazerem acontecer”, sem esquecer o trabalho de equipa, essencial para a concretização dos projetos.

Apresentados os 4 projetos a concurso e feita a respetiva avaliação pelo júri, que teve em conta critérios como o nível de inovação da ideia, a viabilidade da sua materialização e o seu potencial de aplicabilidade na sociedade, em 1.º lugar ficou a equipa ‘Builders’ da Escola Secundária da Batalha, com a ideia “Domo Tech”, que consiste no desenvolvimento de uma aplicação para a gestão integrada de dispositivos IoT (internet of things) através de um único interface.

Em 2.º lugar ficou a equipa ‘Cool Devs’, da Escola Secundária Pinhal do Rei, com a ideia “Patient Status”. Segundo explicaram os alunos Ruben, Bruno, Júlio e João, a ideia passa por desenvolver uma aplicação de comunicação em tempo real que permite acompanhar o estado clínico de doentes que deram entrada em serviços de urgência hospitalar.

O 3.º lugar foi atribuído à equipa ‘Mind Connect’, da Escola Secundária Henrique Sommer, que pensou no desenvolvimento de uma pulseira capaz de medir a tensão arterial, para ajudar a controlar a hipertensão com o desígnio de reduzir a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais.

As equipas vencedoras receberam cartões presente e ganharam lugar na final nacional do concurso, que vai decorrer no próximo dia 26 de abril.