O Instituto Superior da Marinha Grande (ISDOM) está a apostar na internacionalização com a dinamização de um projeto colaborativo com as FATECs - Faculdades de Tecnologia de São Paulo, no Brasil

 

O vidro é o tema central do projeto de parceria entre alunos de várias instituições, por ocasião do Ano Internacional do Vidro, assim designado pela Organização das Nações Unidas.

Neste contexto, os alunos da Licenciatura de Design Gráfico/Industrial e do CTESP de Design e Multimédia do ISDOM, realizaram uma visita às instalações do CENCAL da Marinha Grande, para vivenciarem o vidro manual soprado. “No local, excelentemente equipado, foi possível conhecer as áreas quentes e frias do trabalho no vidro, desde os fornos aos acabamentos”, informou o Instituto, acrescentando que “a experiência resultou na construção de um roteiro fotográfico, onde são descritas todas as fases e o percurso da produção de uma peça de vidro manual soprado”. Foram observadas e explicadas outras técnicas de transformação do vidro e respetivos equipamentos, como o Maçarico, Vitral, Fusão de Vidro, Casting e Lapidação.

O roteiro desta e de outras atividades é partilhado com os alunos do Brasil, numa troca de conhecimentos, com o objetivo de dar a conhecer a história e a realidade no vidro na região.

Estes projetos COIL (Collaborative Online International Learning) ou PCIs (Projetos Colaborativos Internacionais, como são conhecidos no Centro Paula Souza Brasil) decorrem durante um período que varia entre cinco e oito semanas e resultam de várias reuniões com a equipa PCIs/Cesu - Unidade do Ensino Superior de Graduação, sendo que os participantes utilizam recursos digitais e fazem apresentações síncronas. As áreas do contexto de cada projeto são diversificadas e revelam algumas das necessidades identificadas pelos alunos e professores de cada instituição e alinhadas com os conteúdos comuns das unidades curriculares. Destes projetos resultam: plano de negócios, trabalhos apresentados na ferramenta Prezi, ppt, vídeos, posters, pitch – apresentação rápida de uma ideia, sempre publicados na plataforma Padlet.

Decorrente dos protocolos assinados com instituições de ensino superior de vários países, “o ISDOM dá resposta à diversificação e especialização de projetos, conseguindo envolver todos os docentes da instituição, tendo em cada semestre um projeto associado a uma unidade curricular que leciona”. Estando ativamente a cooperar na educação, formação e investigação em áreas de interesse mútuo e, na medida do possível, encorajar o contacto direto e a mobilidade virtual, através da cooperação entre os membros do corpo docente, departamentos e instituições de investigação ao abrigo das disposições do acordo feito entre as diversas entidades, fez saber ainda o ISDOM.