A terra “tremeu” às 10h13 da última sexta feira, 13 de outubro, na Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria. Ao toque da sirene, alunos, professores e restante comunidade educativa abrigou-se debaixo das mesas, dirigindo-se depois para o ponto de encontro, no exterior das instalações. No final, registaram-se dois “feridos” ligeiros.

A Secundária da Vieira foi o local escolhido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria para testar os meios numa eventual situação de sismo. Baixar, proteger e aguardar eram os gestos recomendados, por esta ordem, e que segundo as autoridades podem ajudar a salvar vidas.
No exercício, registou-se um “ferido” ligeiro, um aluno que caiu enquanto se deslocava para o ponto de encontro, e um outro, uma aluna, que ficou “encurralada” no primeiro andar do edifício, dentro de uma sala de aula.

Houve ainda uma funcionária da cantina que se sentiu mal, mas aqui a situação foi verídica, é que nem todos sabiam do exercício… No entanto, a funcionária depressa se recompôs.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.

{gallery}fotos/2777/simulacro{/gallery}

Pequenos heróis
Diana Regueira, 14 anos, pertence à equipa de primeira intervenção há seis anos. Ao JMG confessou que se trata de “uma paixão” e que gosta de ajudar os outros. Pertence à Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros da Vieira, tal como o colega João Dias. Partilham o espírito de ajuda ao próximo e consideram uma mais valia terem conhecimentos que lhes permita atuar perante uma situação de urgência e até á chegada dos bombeiros. Estudante do 12º ano, Ruben Coelho, 19 anos, já pertence à Corporação de Bombeiros da Vieira e ainda há poucas semanas ficou ferido na sequência de um fogo florestal. Mas esse episódio não o fez desistir desta missão, pelo contrário. À equipa de intervenção da escola pertence ainda, entre outros alunos, Gonçalo Costa, de 12 anos, orgulhoso por já saber prestar os primeiros socorros.

Participaram no simulacro a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários da Vieira, Exército, Polícia Marítima, ICNF, e Forças Armadas. No final teve lugar uma palestra de sensibilização, durante a qual foi testada uma plataforma de simulação de um sismo e que colocou literalmente a tremer alguns dos responsáveis presentes, entre os quais a diretora do Agrupamento.