O ano letivo 2018/2019 teve início no passado dia 17 de setembro. À espera dos alunos da EB Guilherme Stephens estavam instalações requalificadas, fruto da empreitada levada a cabo pela Câmara Municipal e que representou um investimento superior a 400 mil euros.

A obra teve início no passado ano letivo, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020. A empreitada foi executada através de um acordo de colaboração em que o Ministério da Educação transferiu para o Município da Marinha Grande cerca de 26 mil euros, correspondente a metade do valor da contrapartida pública nacional da empreitada de requalificação da escola.

A intervenção contemplou intervenções nos espaços interiores vocacionados ao coletivo escolar e de dois módulos de salas de aula.

De acordo com a autarquia, as intervenções visavam “assegurar a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, garantir maior eficiência energética e acústica dos espaços interiores mais relevantes e possibilitar o início de um processo de reconversão global de funções de alguns espaços para atender às necessidades da comunidade escolar”.

No âmbito da requalificação da escola, foi acrescentado o refeitório escolar, transferida a mediateca/biblioteca para o anterior espaço polivalente, dotada a circulação interior e exterior entre espaços de utilização coletiva de melhores condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, e asseguradas novas valências do espaço interior existente como bar e papelaria. Foi ainda instalado um sistema mais eficiente de iluminação artificial LED, substituído o piso em soalho de madeira e pintadas as paredes do pavilhão gimnodesportivo.