Assembleia Municipal da Marinha Grande quer que a Câmara atribua gratuitamente manuais escolares até ao 12.º ano de escolaridade em todas as escolas da rede pública do concelho. A moção foi apresentada pelo deputado do Bloco de Esquerda, Nuno Machado, tendo sido aprovada com abstenções de membros das bancadas do PSD, MpM e PCP.

O BE espera  que, brevemente,  a Câmara Municipal tome as necessárias diligências para a devolução dos custos de compra dos manuais de todas as crianças que já adquiriram livros até ao 9º ano. Os estudantes do secundário só terão acesso a esta medida no próximo ano.

De acordo com os dados apurado pelo BE, os custos médios anuais dos manuais escolares, por aluno, entre o 7º e o 12º ano, variam entre 196€ e 251€, representando um total de 470 mil euros para todos os alunos matriculados no ano letivo 2016/2017. Contabilizando apenas os alunos do 3º ciclo, entre o 7º e o 9º ano, o custo da totalidade dos manuais é de 263 mil euros.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.