Se fosse presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande estruturaria a intervenção em 5 eixos concertados, conforme definimos para o programa do MpM-Movimento pela Marinha, e neles estaria a trabalhar afincadamente para devolver a vida e a alegria ao centro da nossa cidade, designadamente:

 

1. Eixo do Planeamento

Tinha iniciado o processo de constituição de uma Operação de Reabilitação Urbana Sistemática (ORU sistemática). As ORU SISTEMATICAS são bastante mais amplas, permitem servidões, expropriações, venda forçada e reestruturação de propriedade, que não podem ser utilizados nas ORU SIMPLES. A ORU sistemática permite promover a reabilitação urbana no centro da Marinha Grande, encontrando-se soluções para requalificar e revitalizar o tecido urbano, potenciando as infraestruturas, os equipamentos e os espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, associada a um programa de investimento público. 

 

2. Eixo da reabilitação

 Criava o Programa de Reabilitação Urbana do Centro Histórico (PRUCH da MG) – habitação, comércio, cultura, social

Trata-se de um modelo misto que integre habitação, comércio, emprego e turismo.  

a) Habitação: Recuperação do edificado [recurso a programas do IRHU, estímulo municipal (isenção taxas, apoio financeiro do Orçamento municipal)

b) Comércio: Outlet na zona histórica da Marinha Grande: Estudar em conjunto com a associação comercial, da criação de condições de uma zona de comércio especializada Outlet, como forma de dinamização do comércio na zona histórica.

c)  Emprego: criação emprego destinado a desempregados de longa duração (oficina de artes e ofício); Criação do 1.º emprego de jovens (apoio durante 2/3 anos) para criação do seu negócio (rendas baixas a que os proprietários se obrigam para beneficiarem deste PRUCH_MG, recurso ao IEFP, designadamente ao impulso jovem, entre outros, e Rede de Perceção e Gestão de Negócios (IPDJ).

d)  Turismo: Integração nas valências turísticas do centro, nomeadamente o museu do vidro, o NAC e da coleção visitável da industria de moldes, numa exposição de materiais iterativos com a nossa história industrial e com a produção de vidro ao vivo, apoiado por lojas de produtos locais. Promoção do frasco do vidreiro como ex-libris do município, com o estudo de embalagem e folheto histórico apropriado.

 

3. Eixo do Financiamento

Programa municipal de investimento público e apoio técnico 

a) Criar condições para que seja atrativo aos proprietários a realização da requalificação dos edifícios, nomeadamente: redução ou isenção temporária do IMI e IMT; redução do IVA nas obras a realizar; redução de taxas e licenças para as obras a realizar com recurso a três níveis de financiamento: verba do orçamento municipal, recorria a financiamento nacional e comunitário.

b) criava uma gabinete técnico especificamente para apoiar prioritariamente os projetos que viessem a ser desenvolvidos nesta área.

 

4. Eixo Cultural

Desenvolvia o Projeto Cultura no Coração da cidade 

Parceria da CM_Divisão da Cultura com a ACIMG, as associações recreativas, culturais e desportiva, as IPSS’s e as escolas para o desenvolvimento de um projeto comunitário de acção cultural. Um projeto cultural específico para a dinamização do centro da cidade.

 

5. Comunicação e Marketing 

Definia uma estratégia de comunicação e marketing que incluísse a criação de uma imagem positiva desta intervenção e permitisse envolver a população num processo de identificação e participação neste projeto coletivo.