Tendo em consideração a complexidade do assunto e a necessidade de resposta sucinta, podemos hoje afirmar, resumidamente, que foram já dados passos muito importantes e positivos no que concerne à recuperação do Centro Tradicional da Marinha Grande. A recente aprovação, quer pela Câmara Municipal, quer pela Assembleia Municipal, da ARU (Área de Reabilitação Urbana), bem como as recentes aberturas dos diversos equipamentos municipais, dos quais destaco a Casa da Cultura – Teatro Stephens, são indicadores concretos do caminho certo que se está a trilhar.


Não valerá a pena grandes diagnósticos porque é trabalho feito. Importa sim, encontrar soluções que sejam eficazes e exequíveis. Dispensam-se exercícios retóricos ou processos de meras intenções que a nada conduzem a não ser encher páginas de jornais.


Implementação da ARU com as necessárias consequências e mais-valias, dinamização constante da Casa da Cultura – Teatro Stephens e demais equipamentos municipais, implementação de medidas de incentivo em termos de imposto municipal sobre imóveis (IMI) e taxas municipais, investimento de mais e melhor mobiliário urbano e políticas de marketing adequadas, são aspetos fundamentais de recuperação mas que levarão, inevitavelmente, o seu tempo a consolidar-se. Não existirão soluções milagrosas ou messiânicas do tipo carregar no botão e já está, mas estou convicto que saberemos, com as medidas já tomadas e com aquelas que vamos levar a cabo, atingir os objetivos que todos ambicionamos.

Texto da responsabilidade de Vítor Pereira, Vereador da CDU na CMMG