De acordo com a comunicação feita ao final do dia de ontem ao país, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a Marinha Grande está entre os concelhos que avançam já este sábado para a 4.ª e última fase do desconfinamento

 

A partir deste sábado, dia 1 de maio, a maioria dos concelhos do território continental deixam de estar em estado de emergência e passam para a situação de calamidade.

 

António Costa referiu que o avanço para a nova fase de desconfinamento inclui a abertura das fronteiras terrestres com Espanha, e que a avaliação vai passar a ser semanal.

 

Nesta nova fase, os restaurantes, cafés, pastelarias e similares podem passar a funcionar até às 22h30 todos os dias, com um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.

 

As salas de espetáculos culturais podem estará abertas até às 22h30, todos os dias e os casamentos, batizados, comunhões e outras celebrações familiares podem acontecer com uma lotação de 50%.

 

A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida e os ginásios já podem funcionar com aulas de grupo.

António Costa anunciou também que todas as lojas poderão ficar abertas até às 21h nos dias de semana e às 19h aos fins de semana, considerando que este é “mais um passo para a normalização da atividade comercial”.

O Primeiro-Ministro elogiou a “evolução muito positiva do País durante o processo de desconfinamento” mas reiterou que “nada está adquirido para o futuro”, apelando à manutenção das medidas de prevenção da doença.