Organizadas pela ACAMG – Associação Concelhia das Associações da Marinha Grande, as Marchas Populares da Marinha Grande, que este ano entraram na sua décima segunda edição e se realizaram nos passados dias 19, 20 e 21 de junho, no Estádio Municipal, foram um êxito absoluto, graças à grande participação popular.

O tempo desta vez correu de feição: noites quentes a sugerir saídas de casa, para ambientes mais frescos e, quiçá, abdicar das telenovelas em troca de um espetáculo mais genuíno, mais real, fruto de muito trabalho e de muita dedicação das coletividades envolvidas. Nove foram as coletividades que se apresentaram com as suas marchas a desfile. Cada qual a mais bela, quer pela indumentária, quer pela música e enredo das suas coreografias, este ano assentes no tema “Cinema”.

E foi o cinema, considerado sétima arte, que “puxou” pela imaginação dos responsáveis e participantes das Marchas e os obrigou a pesquisar muito, para apresentarem um produto final de grande qualidade. Estão todos de parabéns! De realçar os apoios dados pela Câmara Municipal, pelas Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita, por algumas empresas e estabelecimentos comerciais, e pelos Bombeiros Voluntários. Um carinho muito especial para os marchantes, pelo seu esforço e empenho para que as Marchas continuem vivas, e para os voluntários das associações pelo excelente trabalho que prestaram. Uma última palavra para o grande público, pela sua participação ativa.

O sorteio dos prémios, anunciados nos bilhetes de entrada, ditou os seguintes números: o 1º prémio, uma estadia na Madeira para 6 pessoas, 4 noites, coube ao nº 0312. O segundo prémio, um jantar para quatro pessoas no Restaurante Industrial, coube ao nº 0677.

Ainda é cedo para fazer o balanço final, que terá de ser muito bem feito! Mas estamos em crer que as Marchas Populares, pelos êxitos que vêm acumulando, terão de voltar à rua, seu cenário natural! Haja vontade política! Do Povo há, de certeza.

 

{vsig}fotos/especiais/marchas2015{/vsig}