Tenho hoje a plena consciência de que os muitos problemas que afligem a humanidade, desde o ambiente à pobreza, da má governação à saúde, só podem ser resolvidos através de mais e, principalmente, melhor educação, o que é particularmente verdade em Portugal



Com o ênfase colocado nos primeiros anos de vida das crianças, através de creches e do ensino de qualidade. Educação que além dos conhecimentos, como hoje acontece, eduque os comportamentos, as competências e os valores.

 

Os ploblemas ambientais que colocam em causa a vida do planeta nunca serão resolvidos empobrecendo os países, mas através de travar o crescimento demográfico que existe nos países mais pobres do planeta e isso só se consegue através do combate à ignorância e à pobreza. Nos países ricos a população não cresce. Ou seja, é na educação e no melhor uso da ciência e da tecnologia que poderemos esperar melhorar as condições de sobrevivência do planeta.

Por outro lado, sabemos hoje que muitos dos habitantes do nosso planeta, incluindo Portugal, que são portadores de ensino universitário, se comportam em sociedade como animais. Acontece no terrorismo, na criminalidade, nas manifestações políticas, no futebol e, não poucas vezes, na família. Ou seja, não basta a educação dos conhecimentos, precisamos de formar os comportamentos.

Estas são algumas das razões porque discordo do Governo no gasto do dinheiro da bazuca europeia e a razão porque defendo o seu gasto na educação e na indústria exportadora. No primeiro caso para melhorar a qualidade humana dos portugueses e no segundo para criar os empregos com a qualidade e as remunerações adequadas e, ao mesmo tempo, tornar sustentável a economia portuguesa.

 

Henrique Neto

Agosto de 2021