1. O presidente da câmara anunciou, e bem, que vai abrir um grande debate público sobre o mercado municipal. Dadas as vicissitudes que todos conhecem sobre o funcionamento do anterior mercado municipal, ficou claro, que a disputa política partidária se sobrepôs ao interesse do concelho, digo isto com mágoa porque, infelizmente, não foi possível encontrar um consenso necessário para salvaguardar o bem comum. Tenho reiteradamente afirmado, até pela experiência que fui acumulando ao longo dos anos, que o bem comum local precisa mais de consensos do que de dissensos e, mais uma vez, infelizmente, não estou certo de que este caminho se faça, basta ver o clima de conflitualidade que hoje existe na câmara, como foi público recentemente com uma vereadora a ameaçar um outro vereador com um processo judicial. É por isso que louvo esta iniciativa do Presidente da Câmara de lançar uma discussão aberta, sem condicionalismos, nem condicionantes, para que todos os cidadãos que aqui vivem possam ouvir, refletir e decidir o que é melhor para a boa funcionalidade das suas vidas, afinal o único propósito que norteia a ação de um autarca.

2. Conto no próximo sábado visitar a FAG e pelo que me têm dito a iniciativa deste ano está a ter enorme sucesso, com mais gente e maior atratividade, parabéns ao Francisco Soares e a todos os colaboradores do Casal Galego que ano após ano se esmeram para nos dar uma feira melhor.

3. No próximo sábado vou reunir com a Associação da Arte Xávega, nas instalações da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, para apresentar o Projecto de Resolução que os deputados do PS apresentaram com vista à resolução dos problemas da pesca no nosso concelho, na Vieira esta arte de pesca dá trabalho e sustento, direta e indiretamente, a centenas de pessoas, não é coisa pouca.

4. Os Vidreiros conseguiram, merecidamente, um apoio financeiro da autarquia para valorizar as suas infraestruturas, como sócio da coletividade fico muito satisfeito e dei o meu modesto contributo para que isso pudesse ter acontecido, uma saudação muito especial para os seus dirigentes atuais e uma palavra de gratidão para o trabalho de um homem que durante anos engrandeceu a instituição – Carlos Wilson.