Têm chegado a esta Comissão queixas, escritas e verbais, sobre o atual funcionamento, tanto do SAP, como do Centro de Saúde


Analisados pela Comissão os motivos e razões que levaram os Utentes a apresentarem a esta Comissão essas queixas, entendemos pedir com urgência reuniões com o ACE’s do Pinhal Litoral para apresentar, e resolver, os problemas existentes. Problemas que se situam não só ao nível do Centro de Saúde e SAP da sede do concelho, como também das suas extensões de Vieira de Leiria e, especialmente, a falta de Médico com regularidade na Moita.

Mais chegou ao conhecimento da Comissão, a existência de uma reunião na Câmara Municipal onde estiveram presentes, não só as autoridades de Saúde Locais e Regionais, como a Exma. Sra. Presidente da Câmara e outros convidados. A Comissão lamenta que não tenha, como voz dos utentes, sido convocada para estar presente, uma vez que sempre convidou a Câmara quando se reúne com os poderes instituídos e, estando na base a defesa do Serviço Nacional de Saúde no concelho, se viu impedida de, em nome dos Utentes, ter uma palavra a dizer sobre o funcionamento destes Serviços de Saúde. Nesta conformidade pediu, assim, com caráter de urgência, uma reunião com a Sra. Presidente da Câmara para discutir, também, com ela, e como sempre o fez, de forma clara, estes assuntos.

Por outro lado, a Comissão informa que, após estas reuniões e em tempo oportuno, pretende efetuar uma reunião aberta aos Utentes, para com eles debater e estabelecer uma estratégia de afirmação da necessidade de mais e melhores cuidados de Saúde Pública no concelho.

A Comissão mantém-se firme e determinada na defesa da necessidade de que os serviços de urgência sejam dotados de mais e melhores meios, e que mantenham um funcionamento regular. Nomeadamente, a criação de um Serviço de Urgência Básico (discutido com o ACE’s e esta Comissão no passado mês de novembro de 2020) e sobre o qual continuamos a aguardar informação.

Estando em causa a manutenção e a qualidade dos nossos serviços públicos de Saúde e, na defesa dos mesmos, a Comissão volta a pedir à população para que se mantenha atenta a este assunto e pronta a defender os Serviços públicos de Saúde no concelho.

A Comissão de Utentes em Defesa do SAP/24 Horas da Marinha Grande