Já abriu ao público o mais recente parque de estacionamento gratuito do centro tradicional da Marinha Grande.

Quem trabalha ou precisa de se deslocar ao centro da cidade para tratar de algum assunto ou adquirir algum bem ou serviço tem agora a vida facilitada no que respeita a estacionar a sua viatura. Desde a semana passada que já é possível estacionar, gratuitamente, no espaço da antiga vidreira J. Ferreira Custódio, no centro tradicional da Marinha Grande.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Marinha Grande adquiriu as instalações da extinta fábrica no âmbito do negócio realizado com a administração central para o alargamento da Zona Industrial de Casal da Lebre.

Após a demolição, iniciaram-se os trabalhos de reconversão daquele espaço, bem como de recuperação de toda a área envolvente, tendo sido beneficiadas várias vias de trânsito.

A empreitada, que custou aos cofres da autarquia mais de 400 mil euros, visou sobretudo “a reabilitação urbana de um aglomerado historicamente denso, através da transformação de espaço privado em espaço público”.

Com a construção do parque de estacionamento, a Câmara quis ainda “apoiar e promover de forma indireta o desenvolvimento económico”, criando condições de acesso ao comércio local.

Foram ainda criados e beneficiados passeios, executada a rede de drenagem de águas pluviais, reformulada a rede de abastecimento de água e de saneamento doméstico, melhorada a sinalização e instalada iluminação económica.

Um parque que também é jardim

Na última sessão da Assembleia Municipal ouviram-se algumas críticas da bancada da CDU relativamente ao facto de haver erva no parque de estacionamento, evidenciando “falta de manutenção” e de não terem sido marcados os lugares. Paulo Vicente, responsável pelo pelouro das obras públicas, explicou que se trata de relva que foi plantada no local para dar a ilusão de um jardim e que as gares de estacionamento foram construídas com materiais que permitem o escoamento das águas, o que dificulta, em certa medida, a marcação de lugares. O vereador aproveitou a ocasião para referir que o parque “está muito bonito” e que, pelo que tem visto, os utilizadores têm sabido arrumar devidamente as suas viaturas.

De referir, por último, que a obra foi objeto de candidatura a fundos comunitários no âmbito do QREN.