Foi inaugurado na manhã de 5 de outubro, Dia da Implantação da República, o “Memorial ao Conhecimento”, instalado no Largo da República, em Vieira de Leiria

 

A ideia para a realização do memorial foi inicialmente apresentada à autarquia em 2019 por uma Comissão de ex-alunos da antiga escola primária da Freguesia da Vieira que pretendiam executar o projeto com o apoio da Câmara.

A Comissão viria, mais tarde, a desfazer-se e a autarquia, depois de receber o parecer da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria decidiu avançar com a promoção e execução do projeto assumindo os respetivos custos.

O projeto foi oferecido pelo vieirense Fernando Crespo que, sobre o mesmo afirmou que cumpriu a sua dívida de gratidão pelo lugar que o viu nascer e pelo carinho e estima que os vieirenses lhe têm dedicado.

A escultura, com seis metros de altura, é de acordo com o autor “um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República” composto por duas figuras neoclássicas iguais: uma dourada que se apresenta de pé sobre uma moldura quadrada, e outra escura, sob essa, de cabeça para baixo. O conjunto assenta numa pirâmide, cujo vértice está a dez centímetros da figura que está ao contrário. “É como um perigo latente, uma fragilidade. É uma metáfora, como se fosse uma vítima que está quase a ser punida por estar confinada a um espaço de ignorância”.

De referir que a cerimónia inaugural contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia da Vieira, Álvaro Cardoso, do escultor Fernando Crespo, do representante da comissão de antigos alunos da antiga escola primária, Júlio Gouveia, e ainda de Fausto Augusto Linares, professor jubilado que lecionou na escola antiga da Vieira e que foi alvo de homenagem no dia em que completou 91 anos de idade.

Para Cidália Ferreira, “este monumento serve para nunca nos esquecermos dos verdadeiros valores da República - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - os quais só se cumprem verdadeiramente à luz da democracia. Perante novos movimentos sociais e partidários que pretendem colocar em causa a nossa democracia, é importante recordar, afirmar e valorizar os valores republicanos”.

A presidente da autarquia considera que “a escola tem precisamente a missão de educar as novas gerações para a necessidade de preservação destes valores essenciais. Este monumento, que é erguido no espaço onde existia a antiga escola primária de Vieira de Leiria, visa homenagear todos aqueles que ali foram educados e educaram (alunos, professores e auxiliares).”