Há mais um trabalho de arte urbana ‘exposto’ na Praia da Vieira. Trata-se de uma pintura na parede de um prédio situado na Avenida dos Pescadores, da autoria do artista Bruno Gaspar, alusiva à arte xávega

 

A iniciativa foi da autarquia e, segundo a sua presidente, Cidália Ferreira, “com esta obra a Câmara Municipal da Marinha Grande volta a usar a arte urbana para manter viva a memória coletiva do nosso povo, neste caso da linda e histórica praia da Vieira com todo o sofrimento associado ao braço de ferro entre o mar e os homens lutadores da arte xávega”.

A obra resulta da Candidatura Região de Leiria Rede Cultural e consistiu na realização de um mural de arte urbana de grandes dimensões, com o desígnio de “homenagear os aspetos significativos da identidade deste aglomerado urbano turístico, designadamente a arte xávega, a cultura avieira e o pinhal”.

“Estes foram durante décadas os meios de sustento de uma população pobre e sofrida que tinha nos recursos naturais locais, a base da sua sobrevivência familiar. Pretende-se que esta parede testemunhe o reconhecimento pela vida e trabalho de gerações que deram origem à Praia da Vieira tal como a conhecemos hoje”, refere o Município em nota de imprensa.

De referir que o autor da obra, nascido em 1979, é licenciado História da Arte, formado em cinema de animação em papel e volumes, e desde os 15 anos que participa em diferentes projetos artísticos, envolvendo cinema de animação, fotografia, design, publicidade e marketing, ilustração, escultura e artes plásticas. É diretor do Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Portugal e fundador do projecto artístico-solidário Olhares sem Abrigo/Homeless Heys.