A inauguração de duas rotundas, uma na Praia da Vieira e outra na Vila, foi apenas um dos pontos altos das comemorações dos 30 anos de elevação de Vieira de Leiria a Vila.


A efeméride foi assinalada na passada quinta feira, 9 de julho, com a inauguração de várias placas identificativas que foram colocadas junto às entradas da Freguesia.
O ponto alto consistiu na inauguração da nova rotunda existente junto à Ponte das Tercenas, na Praia da Vieira. Elaborada com recurso a mais de 200 kg de aço inoxidável, a obra, da autoria do artista vieirense Aquilino Ferreira, simboliza um porto seguro, através da representação de uma flor-de-lis, símbolo da Freguesia, de uma âncora e ainda de dois barcos da arte xávega.

O aço para esta instalação foi oferecido pela empresa Böllinghaus Steel. Em declarações ao JMG, Bruno Pedro, administrador-geral da empresa, explicou que o pedido de apoio feito pelo presidente da Junta de Freguesia foi de imediato aceite pela administração alemã, no seguimento de outras parcerias que se têm verificado. Segundo o responsável, foi também uma forma “de um investidor estrangeiro demonstrar que está com gosto em Portugal, designadamente aqui em Vieira de Leiria”.

Já o presidente da Junta da Vieira, Joaquim Vidal, adiantou ao JMG que se tratou de um “dia de festa” e de “um momento de bastante orgulho para todos nós”, tendo em conta que passaram 30 anos sobre o dia em que a Assembleia da República aprovou e elevou Vieira de Leiria à condição de Vila. O autarca frisou que, este ano, a Junta resolveu apostar em obras de embelezamento da Freguesia, que “faziam muita falta e dão continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito”, em detrimento de eventos culturais efémeros.

Autarcas e população em geral deslocaram-se ainda até uma das placas identificativas da Freguesia, colocada na estrada que liga a Vieira ao Pedrógão. A comitiva passou ainda pela rotunda situada junto ao Estádio Albano Tomé Feteira onde foi reproduzida em pedra uma bola de futebol e onde houve tempo para posar para a objetiva do JMG.
Joaquim Vidal deu ainda ‘um pulo’ até à Praia da Vieira, acompanhado do presidente da Câmara, Álvaro Pereira, dos vereadores Paulo Vicente e Vítor Pereira, e ainda do presidente da mesa da Assembleia de Freguesia, Álvaro Letra, onde visitou o ‘stand’ do Núcleo de Resgate Aquático dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. A unidade ficará instalada na praia até ao final da época balnear, com o apoio da Junta e da Autarquia, com vista a proporcionar o melhor apoio possível aos banhistas em caso de necessidade.

As comemorações prosseguiram na manhã de sábado, com a realização de uma cerimónia solene, nas instalações da Junta.