"O contributo da felicidade na saúde e nos negócios” teve organização da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, nas suas instalações, na passada quarta feira, dia 28 de outubro, numa parceria com a Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, ATLAS, e foi moderado pelo jornalista da SIC, Anselmo Crespo Pedro Silva


O NERLEI/ATLAS contou com o conferencista convidado, José António Pereira da Silva, professor catedrático de reumatologia na Universidade de Coimbra.

A felicidade é um pré-requisito para o sucesso, colaboradores mais felizes aumentam a produção, ou ser otimista prolonga a vida, foram algumas das ideias fortes do discurso de José António Pereira da Silva, voluntário no ATLAS e também autor de uma tese, realizada na universidade de Londres em 1993, sobre o “estudo da influência das hormonas sexuais sobre a degradação da cartilagem em processos inflamatórios”. A felicidade foi a palavra mais ouvida no momento alto da noite, protagonizado por Pereira da Silva. Para o professor, “todos os que passaram por maus tratos na infância, aumentam as hipóteses de ter dores e traumas durante a vida”, e duas coisas essenciais que nós não dominamos, a nossa genética e a nossa esperança de vida”. Pereira da Silva apresentou um estudo com testes feitos em animais, que comprova que uma infância sem a presença da mãe, tem reflexos negativos durante a idade adulta, já o pai, e segundo o estudo, Pereira da Silva disse em tom irónico que: “o pai ou padeiro é a mesma coisa”. Já na saúde e no bem estar emocional no impacto da artrite, “se a minha alma não tiver vontade, o corpo também não”, reforça o convidado.

Leia a notícia completa na edição em papel do JMG.