Nestes últimos dias do ano em que a fúria avassaladora da vida cede ao passo lento do Pai Natal, tenho por hábito fazer o balanço sobre a minha contribuição para o bem-estar comum e em que medida a posso melhorar. Sem querer maçar-vos e a jeito de desejar um melhor ano novo, quero convosco partilhar algumas das minhas crenças.

Agora que o orçamento de 2016 está aprovado e que os dias de festa já nos permitiram recuperar forças, é hora de todos pormos mãos à obra.

Como afirmo repetidamente, mais importante que o orçamento é a sua eficaz implementação e o reconhecimento público dessa implementação. Ou seja, não basta dizer que se vai fazer. É preciso fazer e comunicar o que se está a fazer e o que já está feito.

Para um orçamento tão ambicioso, cada dia que passa é um dia perdido. Mesmo com empenho de todos, estou certo que o orçamento de 2016 está para além da nossa capacidade de o implementar. Esta verdade tem por base, a necessidade de um gigantesco trabalho prévio de preparação e projetos, que não está feito. Isto é, mesmo começando agora, não é garantido que o orçamento de 2016 seja satisfatoriamente implementado, mas é possível garantir a integral implementação do orçamento de 2017.

É neste desafio que quero participar! É neste desafio que os Vereadores responsáveis têm de participar! É neste desafio que todos os Munícipes têm de participar!
É preciso ganhar eleições para participar neste desafio? É preciso ter pelouros para enfrentar este desafio? Não!

Ser oposição não é só criticar. Identificar os erros não é suficiente. Fundamental e obrigatório é propor soluções para os mesmos. Os que apenas criticam, mais não são que entraves ao desenvolvimento do concelho, servindo-se do cargo apenas para promoção eleitoral pessoal e dos seus partidos ou grupos.
É esta oposição construtiva que temos feito desde o dia em que tomámos posse. Criticamos, mas apresentamos sempre soluções. O mais importante é servir bem os munícipes. É este o meu compromisso. É este o compromisso do +Concelho.

Vale a pena esta postura? Sem dúvida! Mesmo em oposição, o nível de execução do programa do +Concelho é muito satisfatório. Imaginem o que seria se tivéssemos ganho as eleições ou se tivéssemos pelouros no executivo camarário desde o início do mandato.

Não vamos parar por aqui! Os próximos 4 anos são de importância vital para se cumprir a visão que temos para o concelho: “O melhor concelho de Portugal para viver, trabalhar e investir.”

Para terminar, quero deixar-vos a mensagem mais importante de todas. Um novo ano repleto de felicidades e em que se cumpram todos os vossos desejos.

Carlos Logrado,
Vereador do +Concelho na CMMG