O último dia do ano de 2020 foi o escolhido pela autarquia para a entrega de mais uma carrinha à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde da Marinha Grande

 

O veículo, adquirido e oferecido à UCC pela Câmara Municipal da Marinha Grande, junta-se assim à viatura que havia sido entregue no início de 2020. O objetivo é o mesmo: “reforçar as condições logísticas do trabalho realizado pela equipa multidisciplinar junto da população”, pelo que a viatura foi adaptada às necessidades específicas manifestadas pelos profissionais da UCC, que se deslocam ao domicílio dos doentes para prestação de cuidados de saúde personalizados.

Na ocasião, e na presença da equipa multidisciplinar que compõe a UCC da Marinha Grande, a presidente do Município, Cidália Ferreira, agradeceu "do fundo do coração a todos os profissionais de saúde do nosso concelho que deram tudo o que têm neste ano tão difícil", referindo-se às dificuldades criadas pela pandemia.

Recorde-se que em fevereiro último, numa cerimónia que contou com a presença do então Secretário de Estado da Saúde, António Sales, o Município havia oferecido à UCC uma viatura com o mesmo propósito.

De referir que a UCC da Marinha Grande foi criada em 2014, sendo sua missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população, nomeadamente através da prestação de cuidados de saúde em regime domiciliário.

Uma dádiva de “extrema” importância

Ana Laura Baridó, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade da Marinha Grande, convidada pelo nosso jornal para comentar a importância da entrega desta segunda viatura para o serviço diário da UCC, respondeu da seguinte forma:

“A entrega, por parte do município, da 2.ª viatura à UCC assume uma importância extrema para o desenvolvimento das atividades desta unidade funcional do Centro de Saúde. A UCC da Marinha Grande desenvolve 90% do seu trabalho fora de portas do Centro de Saúde, necessitando de ter na “rua” diariamente e em simultâneo 6 a 7 profissionais em visitação domiciliária e outras atividades.


O Centro de Saúde tem apenas três carros ligeiros, dois não reúnem as condições mínimas de segurança para as atividades da UCC não só pela sua idade e estado de conservação, mas também pelas suas características, e o 3.º é partilhado com a Unidade de Saúde Pública. Este veículo, agora cedido pela Câmara Municipal, para além de ser um veículo adequado à nossa atividade foi ainda transformado para possibilitar a separação de uma zona suja e zona limpa, sendo que a última oferece a possibilidade de manter um pequeno armazém de material para a gestão diária das visitas domiciliárias feitas pelas Enfermeiras da equipa.


Agradecemos ao Município, na pessoa da Sra. Presidente que tem sido incansável na satisfação das necessidades identificadas por todas as unidades do Centro de Saúde. Gostaria também de agradecer a toda a população pelo carinho e sensibilidade que tem demonstrado para com a UCC. É um orgulho trabalhar com e para esta comunidade.”