O filme “São Martinho”, elaborado por uma turma da Escola Básica do Engenho, acaba de ser selecionado para melhor filme de animação no Ação03! - Festival de Vídeo Escolar.

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, ao qual pertence a Escola Básica do 1º Ciclo do Engenho, viu ser escolhida, esta semana, uma película de animação realizada por alunos do 2º ano para participar num festival de Cinema de Viana do Castelo, na categoria 1º Ciclo do Ensino Básico.
Intitulada “São Martinho”, a película foi produzida a partir de textos e desenhos realizados em sala de aula pelos alunos do 2º ano de escolaridade do professor Nuno Castanheira, com o objetivo de “motivar os alunos para a leitura e escrita”.

Um minuto e quarenta e cinco segundos foi tempo mais que suficiente para que os jovens estudantes contassem a história do cavaleiro São Martinho, e que pode ser vista no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=yOrnGKuDRas&t=39s.

De referir ainda que o Festival de Vídeo Escolar, designado Ação03!, que vai já na terceira edição, terá lugar nos próximos dias 2 e 3 de maio, numa organização da Associação de Produção e Animação Audiovisual e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, integrado nos “Encontros de Cinema de Viana”.

Promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar, sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa, e favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais do audiovisual e do cinema, são alguns dos desígnios do certame que decorre a nível nacional, abarcando todos os níveis de ensino.