Ana Botas e Leandro Ribeiro, bombeiros da Corporação de Vieira de Leiria, viveram na madrugada da última sexta feira, 3 de novembro, um momento muito especial: ajudaram uma menina a vir ao mundo, dentro da ambulância, a escassos dois quilómetros do Hospital de Leiria.

Eram 2h43 quando chegou ao quartel de Vieira de Leiria o alerta para a situação de uma mulher, de 28 anos, grávida de 38 semanas, em trabalho de parto, em casa, na Passagem. Ana Botas, 39 anos, 20 dos quais ao serviço dos Bombeiros da Vieira, estava a descansar, assim como o colega Leandro Ribeiro, 34 ano, bombeiro há 18. Curiosamente nenhum dos dois deveria estar de serviço naquela noite... Ana pediu a uma colega que a substituísse para poder comemorar o aniversário, a 1 de novembro, e Leandro trocou a noite para facilitar a vida a outro bombeiro. Quis o acaso que fossem os dois a compor a equipa de emergência naquela noite e assim seguiram, rapidamente, para a morada indicada. À chegada verificaram que o saco das águas já tinha rebentado mas ainda havia tempo para chegar ao Hospital de Santo André. Contudo, a caminho, Ana, que seguia ao volante, foi-se apercebendo do que sucedia na parte de trás da ambulância. Leandro monitorizava a grávida e as contrações começaram a ficar cada vez menos espaçadas. “A cerca de dois quilómetros do hospital verifiquei que já havia apresentação da coroa cefálica e pedi à Ana que parasse a ambulância e me fosse ajudar. O bebé ia nascer ali”, contou ao JMG Leandro Ribeiro.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.