Os proprietários privados têm pouco mais de um mês para limpar os seus terrenos junto aos aglomerados habitacionais. A GNR de Vieira de Leiria patrulhou a Freguesia na manhã do passado sábado, 3 de fevereiro, e identificou 45 situações de incumprimento à lei.

As chamadas faixas de gestão de combustível em redor de habitações devem ser limpas até ao próximo dia 15 de março, sob pena de os proprietários terem de pagar uma coima.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de limpar os terrenos, a GNR dinamizou uma ação de sensibilização junto ao Mercado da Vieira, tendo realizado duas patrulhas pela Freguesia em que foram identificadas 45 situações de incumprimento. Participaram na ação 10 militares do Posto Territorial da Vieira e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Leiria.

Segundo o capitão André Gonçalves, Comandante do Destacamento Territorial de Leiria, a GNR “tem vindo a exercer um enorme esforço na realização de ações de sensibilização, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger”.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.