Aquando da criação da Comissão Científica, cujo propósito passava pela recuperação das matas litorais, a 22 de janeiro de 2018, foi anunciado que até ao corrente mês de julho seria delineado um plano de reflorestação da Mata Nacional. Afinal, apenas no próximo ano serão produzidos os planos de intervenção e gestão florestal para recuperação das áreas afetadas pelos incêndios de outubro.

A informação foi avançada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, após um conjunto de questões colocadas pelos deputados do Bloco de Esquerda Heitor de Sousa e Carlos Matias, acerca do ponto de situação do plano de intervenção e reflorestação da Mata Nacional de Leiria.
Questionado sobre a concretização deste plano, que segundo o anúncio feito em janeiro estaria delineado em seis meses, o Ministério da Agricultura refere que “dada a severidade dos incêndios e a dimensão extraordinária da área ardida, serão produzidos, em 2019, com a necessária sustentação técnica e científica, os planos de intervenção e gestão florestal para a recuperação das áreas afetadas”.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.